O que são Chapas de Compensado Certificadas?
A Madeireira Rio Claro exporta seus produtos para diversos mercados mundiais, como Europa, EUA, Ásia, África, Oriente Médio, América Central e Mercosul. Para que os nossos produtos possam ser utilizados eles precisam ter características técnicas de qualidade e performance definidas pelas normas dos países importadores, por exemplo Europa – Normas CE. Este conjunto de normas chama-se Certificação.
Para a empresa receber a Certificação de seus produtos, é necessário a contratação de um órgão legalmente habilitado conforme legislação Internacional para tal finalidade. Após a empresa adequar-se as exigências impostas pela norma em questão é realizada a auditoria inicial que irá avaliar se a empresa cumpriu todos os requisitos da norma e somente então receberá a certificação. Uma vez certificada, a empresa periodicamente é auditada por este órgão que verifica se a norma está sendo cumprida quanto aos documentos de rastreabilidade do processo produtivo, controles internos e testes em laboratório próprio. Ao comprovar o cumprimento permanente da norma e a rastreabilidade dos produtos, a certificação é mantida.
Para atender as exigências das normas internacionais de qualidade, possuímos dois laboratórios próprios, sendo um deles utilizado na análise de insumos, controle do rastreamento da qualidade e análises contínuas de nossas chapas de compensado. O outro laboratório, climatizado com temperatura e umidade controlados, destina-se a execução de testes estruturais como cisalhamento, flexão, rigidez, permeabilidade entre outros. Nossas chapas utilizadas para forma de concreto também são testadas em ensaios de concretagem próprios.
A Madeireira Rio Claro Ltda possuí as seguintes certificações:
CE 4 – EN 13986 – Norma Europeia – Uso não estrutural
Certificação da Comunidade Europeia de compensados cujos produtos abrangidos são destinados para utilização em construção civil de forma não estrutural. Estes produtos apresentam alta durabilidade de colagem, baixa emissão de formaldeídos e resistência a deterioração.
Ao cumprir integralmente as exigências da norma a empresa emite uma Autodeclaração atestando que seus produtos estão em conformidade com a referida norma e então pode comercializar com o carimbo CE 4.
CE 2+ – EN 13986 – Norma Europeia – Uso estrutural
Certificação Europeia de compensados cujos produtos abrangidos são destinados para utilização em construção civil como elementos estruturais para suporte de carga, como pisos paredes, forros e outros. Estes produtos apresentam resistência estrutural, alta durabilidade de colagem, baixa emissão de formaldeídos e resistência a deterioração.
O órgão certificador é a HBF – Engineering GMBH com sede em Leipzig na Alemanha.
FSC® – Forest Stewardship Council®
A Madeireira Rio Claro possui a Certificação FSC (Forest Stewardship Council – Conselho de Manejo Florestal) na modalidade de cadeia de custódia. Esta certificação garante que seus produtos são produzidos a partir de matérias primas provenientes de um manejo florestal responsável, atendendo a critérios ambientais sociais e econômicos. Nossos produtos são certificados pelo FSC na modalidade de Cadeia de Custódia, onde adquirimos toras de pinus certificadas de nossos fornecedores transformando-as em compensado certificado para o nosso cliente final.
UKCA
A certificação UKCA surgiu após o Brexit com a saída do Reino Unido da União Europeia.
A partir de então, os produtos comercializados para a Grã-Bretanha (Inglaterra, Escócia e País de Gales), devem ser identificados com a Certificação UKCA. Os compensados certificados são destinados para utilização em construção civil como elementos estruturais para suporte de carga, apresentam alta durabilidade de colagem, baixa emissão de formaldeídos e resistência a deterioração.
Esta certificação contempla a maioria dos produtos que são certificados pelo CE, seguindo as mesmas diretrizes da EN 13986:2004 + A1:2015.
O organismo certificador é a BBA – British Board of Agrément.
A certificação CARB refere-se à conformidade com os regulamentos do California Air Resources Board (CARB) relativos às emissões de formaldeído de produtos de madeira, incluindo compensado. O CARB define limites rígidos para a quantidade de formaldeído que pode ser liberada de produtos de madeira composta, neste caso o compensado, para ajudar a reduzir a poluição do ar interno e proteger a saúde pública.
Para a detenção da Certificação CARB, é necessário que a empresa seja certificada por uma instituição acreditada. Além disso, é fundamental manter um rigoroso controle dos processos de produção, demonstrando conformidade com as normas aplicáveis. É necessário realizar testes periódicos de emissão de formaldeído em chapas de compensado, a fim de comprovar a eficácia do controle de qualidade e cumprimento da norma.
A certificação CANFER tem o mesmo propósito mencionado acima, sendo necessária para garantir que compensado atenda aos regulamentos canadenses sobre emissões de formaldeído. Dessa forma, os produtos de madeira composta, neste caso o compensado, devem possuir a certificação CANFER para serem comercializados no Canadá.
Para a manutenção da Certificação CANFER, também é necessário que a empresa seja certificada por uma instituição acreditada.
Cada chapa de compensado CARB/CANFER deve ser identificada com um selo ou carimbo que comprove sua certificação, acompanhado de documentos adicionais que atestem o cumprimento das normas aplicáveis.
O nosso organismo certificador CARB/CANFER é a Benchmark.
Esta certificação abrange produtos destinados aos mercados dos EUA e Canadá, com foco no uso industrial e, principalmente, na construção civil. As chapas de compensado certificadas atendem aos rigorosos padrões da norma americana PS 1-22, garantindo resistência estrutural testada em laboratório, excelente durabilidade da colagem e lâminas com espessura padronizada. Além disso, possuem seleção criteriosa de capas e reparos de superfície em conformidade com os requisitos estabelecidos.
Os painéis certificados pela PS 1-22 estão em total conformidade com os códigos de construção dos EUA e Canadá, assegurando desempenho e qualidade estrutural para essas aplicações.
O órgão certificador é a Benchmark dos EUA.
O PSQ – Compensado Plastificado é um programa de certificação da Abimci – Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente, que tem por objetivo levar ao mercado consumidor o compensado plastificado para uso em formas de concreto com qualidade e desempenho comprovado, de acordo com a norma técnica. A estrutura do Programa é composta por empresas fabricantes do produto; pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, que é o órgão certificador; e por laboratório que realiza os ensaios no compensado plastificado, de acordo com a norma técnica do produto. O Compensado Plastificado RIOPLY® é produzido com lâminas de pinus cuidadosamente selecionadas, submetidas a um controle de qualidade rigoroso, em conformidade com a Norma Técnica ABNT NBR 17001 e em conformidade com as normas internacionais como CARB, UKCA e CE 2+, sendo um produto de excelência tanto no mercado nacional quanto internacional, também exportado para mais de 20 países. As chapas são revestidas com Tego Filme Importado de 125g/m2, marca Surfactor, cor marrom, aplicado em dois processos de produção: inicialmente, a chapa é produzida, esquadrejada, lixada e calibrada e, posteriormente, a chapa é revestida com a aplicação de um filme fenólico conforme as especificações de uso, como requer a norma técnica ABNT NBR 17001. O Compensado Plastificado RIOPLY® passa por um minucioso processo de calibragem para assegurar uma espessura uniforme em todas as chapas. Além disso, utiliza uma tinta emborrachada de selamento de bordas com excelente capacidade de vedação, conferindo às chapas RIOPLY® propriedades de impermeabilidade absoluta. O órgão certificador é a ABNT – Associação Brasileira de Nomas Técnicas, com apoio da ABIMCI – Associação Brasileira da Indústria Processada Mecanicamente.
A Certificação IRAM 9506 é um requisito essencial para a comercialização de compensados destinados ao mercado argentino. Essa norma abrange produtos voltados para diversos segmentos, incluindo construção estrutural, formas para concreto, fabricação de móveis e outras aplicações que exigem alta resistência mecânica e durabilidade.
O selo de certificação assegura a rastreabilidade do compensado, garantindo que suas características atendam a critérios rigorosos de qualidade, como por exemplo: precisão dimensional, resistência mecânica, resistência a flexão/elasticidade e qualidade de colagem.
Os compensados certificados IRAM são fabricados sob um rigoroso controle de qualidade, utilizando processos produtivos que asseguram melhor desempenho e resistência às condições ambientais.
Ao optar por produtos certificados IRAM, você tem a certeza de adquirir um material confiável, de alto desempenho e que atende às mais exigentes normas do mercado argentino. O órgão certificador é o IRAM – Instituto Argentino de Normalização e Certificação.